O consumo de energia solar está crescendo cada vez mais. A busca por uma energia sustentável, limpa e mais econômica tem sido muito alta. Com a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, a energia elétrica ficou mais cara e os consumidores estão buscando outra alternativa.
Um dos pontos principais da energia solar é que ela não agride o meio ambiente, não agrava o efeito estufa e, principalmente, é mais barata que a energia elétrica. Esse tipo de energia está recebendo diversos investimentos para o seu crescimento e desburocratização.
Hidrelétricas X Energia Solar
Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre as vantagens e desvantagens das energias com fonte vinda de hidrelétricas e solar em nosso país. Uma das principais desvantagens da energia das hidrelétricas está no fato de que o Brasil tem longos períodos de seca e isso diminui os reservatórios de água, causando o aumento no preço.
Aqui veremos um comparativo entre as vantagens e desvantagens de cada uma das duas energias.
Vantagens da energia elétrica vinda de hidrelétricas:
*Responsável por quase 95% do consumo nacional;
*Instalações bem estruturadas;
*Permite a automatização de seu funcionamento, o que diminui os custos operacionais.
Desvantagens:
* Custo de instalação e manutenção elevados;
*Exige muitas manutenções;
*Prejudica o meio ambiente;
*Está suscetível a períodos de racionamento.
Vantagens da energia solar:
*Fonte de energia considerada limpa, renovável e sustentável;
*Energia que oferece retorno financeiro e após isso, se torna gratuita;
*Acessível em qualquer região do país, pois temos muita luz solar;
*Economia de espaço para aproveitar telhas de casas, indústrias e empresas.
Desvantagens da energia solar:
*Os painéis solares ainda possuem uma capacidade limitada de captação de energia;
*Dificuldade de armazenamento de energia em períodos nublados e frios;
*Locais de latitudes médias e altas não são propensos à utilização da energia solar;
Brasil e o potencial da geração de energia solar
Uma das formas energéticas que mais tem potencial do Brasil é a energia solar. Os raios solares recebidos pelo nosso planeta são suficientes para produzir até 10 mil vezes a quantidade que a população mundial precisa para um ano.
De acordo com dados do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Brasil recebe mais de 2.200 horas anuais de raios solares, o que equivale a 15 trilhões de megawatts. Toda essa energia faz do país, um dos maiores em potencial de geração de energia solar. É energia suficiente para abastecer casas, comércios, indústrias e uso agrícola.
Já dados da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, apontam que até 2030, o Brasil pode investir até R$ 100 bilhões em energia solar. Isso representa cerca de 25% das matrizes de energia de todo o país.
O maior potencial para ter usina dessa energia está nas regiões: Centro Oeste, Norte e Nordeste. Com esse potencial, essa fonte corresponde a 1% da matriz elétrica nacional.
A P-MAX trabalha incansavelmente para que a energia solar aumente no país, gerando mais sustentabilidade e economia aos consumidores. Nosso foco está em sanar todas as dúvidas dos clientes e garantir eficiência energética a eles.
Acompanhe nossas redes sociais e passe a contar com uma energia sustentável e que possibilita até 95% de economia em sua conta de energia.