A sustentabilidade corporativa é sinônimo de crescimento e sucesso. O que, até poucos anos atrás, tinha implicações puramente legais.
No entanto, atualmente, as empresas estão cientes de que existe uma ligação crescente entre as práticas verdes que adotam e o sucesso. Em suma, a sustentabilidade deixa de ser meramente ambiental e expande seus limites para um modelo de negócio voltado ao meio ambiente.
O que é ser sustentável?
Sustentabilidade corporativa significa adotar “práticas verdes na empresa”. Basicamente, um conjunto de ferramentas e estruturas organizacionais e/ou gerenciais que visam reduzir o impacto da atividade da empresa no ecossistema e implementar uma estratégia orientada para a sustentabilidade ambiental.
Essa ação assume declinações específicas, essencialmente ligadas à cinco áreas. São elas:
- Produção de energia a partir de fontes alternativas;
- Valorização de resíduos e produtos;
- Otimização logística;
- Inovação de produto;
- Eficiência nos processos de produção e/ou nas estruturas de pessoal.
Sustentabilidade e o crescimento dos negócios
A sustentabilidade ambiental, portanto, é vista como um elemento estratégico capaz de desencadear novas dinâmicas competitivas e de desempenhar um papel central nessa competição.
Empresas sustentáveis planejam sua estratégia de negócios pensando também na proteção do meio ambiente, bem como nos números do faturamento. Por isso, a sustentabilidade se torna, cada vez mais, um fator chave para o crescimento das empresas.
O principal conceito por trás da ideia de sustentabilidade é que os recursos do planeta não podem ser usados, explorados e/ou danificados infinitamente.
Ao contrário do que possa parecer, ela não é um modelo que atrapalha o desenvolvimento, mas que busca progredir de forma que os recursos sejam respeitados e usados com sabedoria.
Além disso, nos últimos anos, é possível notar um aumento na sensibilidade dos consumidores e, consequentemente, das empresas ao conceito de eco-sustentabilidade.
Eco-sustentabilidade
A eco-sustentabilidade é considerada como a atividade humana que regula a prática segundo pressupostos ecológicos no quadro do desenvolvimento sustentável. Isso ocorre, principalmente através da adoção de práticas eticamente reconhecidas.
Fala-se de eco-sustentabilidade no campo da energia com fontes renováveis e produtos sem crueldade. Ou seja, quando as matérias-primas de origem animal não são utilizadas no processo produtivo ou quando os animais são tratados da forma correta.
Nesse contexto de grande compromisso e de novos desafios em que todos podemos e devemos participar, como a sua empresa está se comprometendo a implementar a sustentabilidade concretamente?
Nos dias de hoje, os consumidores desejam ter a sensação que os empreendimentos não estão focados apenas no próprio crescimento, mas também se preocupam com a consciência ambiental e social, adotando medidas para se tornar referência em práticas sustentáveis.
E então, gostou do post de hoje sobre ser sustentável? Deixe nos comentários e compartilhe esse artigo para que outras pessoas também possam ter acesso a esse conteúdo. Até a próxima!