fbpx

Ser sustentável sempre vale a pena!

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

A sustentabilidade corporativa é sinônimo de crescimento e sucesso. O que, até poucos anos atrás, tinha implicações puramente legais.

No entanto, atualmente, as empresas estão cientes de que existe uma ligação crescente entre as práticas verdes que adotam e o sucesso. Em suma, a sustentabilidade deixa de ser meramente ambiental e expande seus limites para um modelo de negócio voltado ao meio ambiente. 

O que é ser sustentável?

 

Sustentabilidade corporativa significa adotar “práticas verdes na empresa”. Basicamente, um conjunto de ferramentas e estruturas organizacionais e/ou gerenciais que visam reduzir o impacto da atividade da empresa no ecossistema e implementar uma estratégia orientada para a sustentabilidade ambiental.

Essa ação assume declinações específicas, essencialmente ligadas à cinco áreas. São elas:

  1. Produção de energia a partir de fontes alternativas;
  2. Valorização de resíduos e produtos;
  3. Otimização logística;
  4. Inovação de produto;
  5. Eficiência nos processos de produção e/ou nas estruturas de pessoal.

 

Sustentabilidade e o crescimento dos negócios

A sustentabilidade ambiental, portanto, é vista como um elemento estratégico capaz de desencadear novas dinâmicas competitivas e de desempenhar um papel central nessa competição.

Empresas sustentáveis planejam sua estratégia de negócios pensando também na proteção do meio ambiente, bem como nos números do faturamento. Por isso, a sustentabilidade se torna, cada vez mais,  um fator chave para o crescimento das empresas.

O principal conceito por trás da ideia de sustentabilidade é que os recursos do planeta não podem ser usados, explorados e/ou danificados infinitamente.

Ao contrário do que possa parecer, ela não é um modelo que atrapalha o desenvolvimento, mas que busca progredir de forma que os recursos sejam respeitados e usados com sabedoria.

Além disso, nos últimos anos, é possível notar um aumento na sensibilidade dos consumidores e, consequentemente, das empresas ao conceito de eco-sustentabilidade.

 

Eco-sustentabilidade

A eco-sustentabilidade é considerada como a atividade humana que regula a prática segundo pressupostos ecológicos no quadro do desenvolvimento sustentável. Isso ocorre, principalmente através da adoção de práticas eticamente reconhecidas.

Fala-se de eco-sustentabilidade no campo da energia com fontes renováveis e produtos sem crueldade. Ou seja, quando as matérias-primas de origem animal não são utilizadas no processo produtivo ou quando os animais são tratados da forma correta.

Nesse contexto de grande compromisso e de novos desafios em que todos podemos e devemos participar, como a sua empresa está se comprometendo a implementar a sustentabilidade concretamente?

Nos dias de hoje, os consumidores desejam ter a sensação que os empreendimentos não estão focados apenas no próprio crescimento, mas também se preocupam com a consciência ambiental e social, adotando medidas para se tornar referência em práticas sustentáveis.

 

E então, gostou do post de hoje sobre ser sustentável? Deixe nos comentários e compartilhe esse artigo para que outras pessoas também possam ter acesso a esse conteúdo. Até a próxima!

 

Conheça nossas redes sociais.

Publicações Relacionadas

Faça uma Simulação

Preencha os campos e lhe enviaremos uma simulação de investimento já com orçamento do projeto.

Faça um orçamento

Preencha os campos com seus dados para criarmos um orçamento personalizado. 

Faça um orçamento

Preencha os campos com seus dados para criarmos um orçamento personalizado. 

Obrigado por indicar seus amigos!

Caso algum de seus amigos adquira um projeto fotovoltaico, enviaremos um brinde muito especial para você! 😉 

Que tal ir lá nas nossas redes sociais e marcar eles também nos comentários, assim já vão conhecendo como é bom ter liberdade de ter a própria energia.