Mesmo com as empresas, em meio a uma crise mundial econômica e sanitária, existem setores que cresceram e alcançaram grande potencial de evolução. Sendo assim, é o caso da energia solar fotovoltaica, que tem sido apontada como uma das principais alternativas para a retomada da economia no pós-pandemia.
Segundo dados da Aneel- Agência Nacional de Energia Elétrica, o número de instalações comerciais cresceu 74% no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Portanto, o aumento no segmento rural foi maior. Sendo assim, o número de sistemas cresceu mais de 96% em 2020, quase o dobro do instalado no período de 2019.
Essas empresas estão investindo mais em energia solar fotovoltaica porque ela oferece uma economia de até 95% no preço da conta de luz.
Impactos na economia nacional
Com facilidades oferecidas pelo governo, o preço dos equipamentos caiu quase 90%. Sendo assim, fez com que essa tecnologia seja mais acessível aos consumidores em geral. Outro fator que favorece a produção é que a incidência de raios solares em território brasileiro é muito alta.
Esse tipo de energia oferece oportunidade de atração de investimentos, geração de empregos, diversificação de suprimento elétrico e o alcance de metas de sustentabilidade.
De acordo com a ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar, o Brasil acumulou mais de 41 mil empregos gerados pelo setor de energia fotovoltaica, apenas no primeiro semestre de 2020. Já dados do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas apontam que 96% dos pequenos negócios que usam a energia solar têm resultados positivos.
Essa fonte de energia leva benefícios significativos aos que a utilizam, gerando uma economia de até 95%, além de acúmulo de crédito, compensando rapidamente o investimento feito. Ainda mais em período em que a energia elétrica está cada vez mais cara em razão da pior crise hídrica dos últimos 90 anos.
Com a diminuição do preço da energia nas empresas, é possível que haja impacto na redução do preço dos produtos tornando o negócio mais competitivo.
Investimento com um bom retorno para empresas
Investir durante uma crise pode assustar alguns empresários. Porém, grande parte deles sabe que apostar em energia solar é uma oportunidade de reduzir custos fixos e obter vantagens competitivas consistentes.
Ao contrário de alguns bens, a compra de um sistema de energia solar não é um gasto, mas sim um investimento. O consumidor pode reaver em até dez vezes o valor investido no sistema. Assim que ele é instalado, já começa a gerar economia. A média do tempo de retorno do investimento para sistemas comerciais no Brasil é de 5 anos. Sabendo-se que as placas duram em média 25 anos, ainda sobram 20 anos economizando.
Vemos diariamente notícias que confirmam que as tarifas de conta de luz só tendem a aumentar. Portanto, investir em energia solar é a melhor forma de lidar com esses aumentos constantes. Isso gera economia significativa nas contas de luz e uma possibilidade de investir com esse dinheiro economizado.
Agora que você já conhece os benefícios e os impactos desse investimento, tente se planejar para aderir a esse tipo de energia e conte com uma empresa capacitada e experiente no assunto, conte com a P-MAX.