A energia solar fotovoltaica está crescendo bastante no país, bem como nas empresas. Sabe-se que este tipo de energia usa o calor do sol para aquecer a água, por exemplo. Com isso, é o que reduz o valor da conta de energia por eliminar o uso dos chuveiros elétricos. Do mesmo modo, existe também a opção dos painéis fotovoltaicos, que convertem a luz do sol em energia elétrica, o que possibilita a redução da conta de energia em até 95%.
O “agro” no Brasil é um setor que nunca para e está em constante crescimento. Portanto, isso acontece justamente porque ele se abre para novas tecnologias e modernidades. E estes são pontos que aumentam a produtividade, a expansão, gestão de propriedade rural e gera um mercado competitivo.
Ao mesmo tempo existem propriedades rurais no Brasil que abraçam a oportunidade da tecnologia e saem na frente das outras, que são aquelas que já utilizam a energia solar fotovoltaica. Dessa forma, zonas rurais, independentemente do tamanho, se beneficiam grandemente por contarem com uma excelente radiação solar. Neste caso, os painéis podem ser instalados em coberturas ou no solo, novamente, este sistema poderá gerar economia na conta de luz de até 95%.
Alta demanda e alta produção de energia solar
A rede solar fotovoltaica poderá atender toda a demanda de energia de uma propriedade rural. Isto é independentemente do tipo de consumo, seja ele um bombeamento, motores, ordenha, iluminação ou aparelhos eletroeletrônicos.
Os atrativos de se utilizar a energia solar fotovoltaica são:
“Ao contrário dos combustíveis fósseis (petróleo, gás natural, carvão mineral, diesel, gasolina), o processo de geração de energia elétrica a partir do sol não emite gases de efeito estufa. Todos esses gases são poluentes, com efeitos nocivos à saúde e contribuem para o aquecimento global. Uma agenda clara para frear os efeitos da mudança climática foi estabelecida no maior evento sobre o Clima do mundo – a COP21, que aconteceu em novembro de 2015 em Paris. A transição da matriz energética mundial para energia renovável é um dos pilares de um mundo mais sustentável”, diz a fonte Solar Volt.
O Brasil tem imenso potencial para geração solar, já que apresenta excelentes índices de irradiação dentro de todo território. A região brasileira que recebe menos sol, recebe 25% mais benefícios da luz solar do que o melhor local da Alemanha, por exemplo, que é onde existem mais de 1,5 milhão de instalações de sistemas solares fotovoltaicos.
Os custos de operação e manutenção são muito baixos e envolvem a limpeza dos painéis no período seco de 2 a 3 vezes por ano. Além disso, as garantias dos equipamentos de primeira linha são mais de 25 anos de geração. É isso o que torna o sistema um investimento seguro e rentável.
O financiamento
É possível financiar o investimento. O Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária – INOVAGRO está disponível à incorporação de inovação tecnológica nas propriedades rurais. Ele financia também sistemas fotovoltaicos. Os juros são de 8,5% a.a, prazo de até 10 anos e carência de até 3 anos. Os limites de financiamento são de R$ 1,1 milhão por cliente, para empreendimento individual, e R$ 3,3 milhões para empreendimento coletivo, respeitado o limite individual por participante.
O número de instalações do sistema fotovoltaico no país cresce exponencialmente desde 2012. As facilidades de crédito, a crescente da tecnologia entre as pessoas e o imenso potencial solar do país possibilitam a expansão da geração distribuída em residências, empresas e propriedades rurais pelo Brasil. A tendência é que esse sistema continue crescendo de forma grandiosa nos próximos anos.
Ademais, o fator mais esperado de todos é a famosa redução de até 95% na sua conta de luz, ou seja, economia para toda a vida.
Portanto, para tornar tudo isso realidade, é preciso que se faça com uma empresa séria e de confiança. E, claro, que tenha experiência nestes projetos, qualidade nos equipamentos, garantia dos servços e suporte técnico.
A PMAX tem mais de 6 anos de experiência no mercado, mais de 160 projetos ativos e mais de 180 mil kWh gerados por mês e está preparada para realizar o seu projeto. Entre em contato através do nosso WhatsApp: (35) 99703-5882.