Crescimento da energia solar fotovoltaica no Brasil

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Em 2019, o mercado da energia solar fotovoltaica brasileiro demonstrou crescimento de 212%, superando os 2,4 GW instalados. 

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o país alojou mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos de microgeração (até 75 kW) ou microgeração (entre 75 kW e 5 MW), um investimento de R$ 4,8 bilhões.

 

Mas afinal, o que é energia solar fotovoltaica?

O significado literal de Energia Fotovoltaica é “energia produzida pela luz”. Foto deriva do grego “phos” (luz) e “Volt” do nome de Alessandro Volta, o cientista que inventou a bateria. 

A energia solar fotovoltaica permite transformar a energia solar em eletricidade direta e instantaneamente, sem o uso de combustíveis. A produção de eletricidade a partir do sol é obtida graças ao efeito de junção fotoelétrica reversa, ou seja, o efeito fotovoltaico que ocorre em materiais semicondutores, em particular em junções PN inversamente polarizadas. 

O material utilizado é o Silício, que tem a propriedade de gerar uma tensão em suas extremidades ao ser atingido pela radiação luminosa e, consequentemente, gerar corrente elétrica quando a junção PN do silício dopado Pe N é inserida em um circuito fechado. 

O silício é um material muito presente na terra, mas para desfrutar da propriedade do efeito fotovoltaico, ele deve passar por um processo de dopagem que consiste na introdução de dopantes, ou seja, elementos trivalentes como boro e alumínio ou pentavalentes como fósforo e arsênico. 

Esse processo de dopagem ocorre com tecnologias semelhantes às de produção de silício para componentes eletrônicos. Dependendo se a rede cristalina do silício obtido é perfeitamente regular ou não, células fotovoltaicas monocristalinas ou policristalinas são produzidas. O cristal único tem custos de produção mais elevados do que o policristalino e a tecnologia de filme fino está se difundindo atualmente.

 

Crescimento da energia solar fotovoltaica no Brasil

O Brasil é um dos países que mais recebe radiação solar, o que significa que tem potencial para alto desempenho em sistemas fotovoltaicos. Mas o clima é apenas um aspecto que promove o crescimento da energia solar fotovoltaica no país. Incentivos fiscais governamentais e novos canais de financiamento para aquisição de painéis solares e geradores também são imprescindíveis.

Além desses fatores, a crise hídrica que já dura vários anos faz com que a tarifa de energia elétrica sofra alterações em meses de estiagem e afete hábitos de consumo, fazendo com que as pessoas busquem alternativas para escapar dos altos custos.

 

O mercado de energia solar em 2020

Desde maio de 2020, a energia solar passou a responder por 1,6% da matriz energética brasileira, o que significa que os 2,87 GW de potência instalada do país vêm de fontes de energia limpas, renováveis e sustentáveis.

A previsão é que o Brasil termine 2020 com 174 mil sistemas de geração de energia fotovoltaica on-grid (representando 0,21% das unidades). Os especialistas estimam que até 2024, o país terá mais de 880.000 sistemas solares conectados à rede de distribuição.

E então gostou do post de hoje sobre o crescimento da energia solar fotovoltaica no Brasil? Deixe nos comentários abaixo, e até a próxima.

Conheça nossas redes sociais.

Publicações Relacionadas

Faça uma Simulação

Preencha os campos e lhe enviaremos uma simulação de investimento já com orçamento do projeto.

Faça um orçamento

Preencha os campos com seus dados para criarmos um orçamento personalizado. 

Faça um orçamento

Preencha os campos com seus dados para criarmos um orçamento personalizado. 

Obrigado por indicar seus amigos!

Caso algum de seus amigos adquira um projeto fotovoltaico, enviaremos um brinde muito especial para você! 😉 

Que tal ir lá nas nossas redes sociais e marcar eles também nos comentários, assim já vão conhecendo como é bom ter liberdade de ter a própria energia.